sábado, 15 de setembro de 2012

Mensagem # 1 - Bem-vindos

Sejam bem-vindos a esta humilde publicação!
Criei-a como um anexo do Beagle (www.beagle40.blogspot.com.br) porque ela tem outra finalidade, uma finalidade específica: servir de plataforma para debate e reflexão sobre a vida amazônida contemporânea, com enfoque especial para digressões acerca das imagens que se faz dela.
Tanto as imagens que outros atores fazem dela, quanto as imagens que eu mesmo tenho feito desde 2008, através da fotografia analógica 35mm em preto e branco.
Pré-conceituadas, todas as imagens hão de ser.
Como ensina Clifford Geertz, os homens são seres amarrados a teias de significados, de acordo com as quais contemplam o mundo e, assim, realizam sua missão genética, que é a de existir no mundo interpretando-o à sua maneira.
Mas, como ensina Lévi-Strauss, o que iguala os homens é justamente o fato de diferenciarem-se. 
Como não nos é facultado evadir-mo-nos de nós mesmos enquanto consciência transformadora do mundo, pois estar nele é apreendê-lo, recortá-lo, interpretando-o, é de visões sobre a vida amazônida que se ocuparão estas reflexões, entendendo as fotografias aqui postadas não como um reflexo puro e simples do mundo, mas sim como um reflexo de mim mesmo, seu autor através delas, de modo a debater a mameira como esse mundo aparece para mim; como a ontologia manifesta-se enquanto fenômeno através de minhas lentes.
Portanto, é partindo do pressuposto de que a síntese da existência humana é estar no mundo de modo a apreendê-lo de acordo com uma totalidade estruturalmente integrada de signos, valores, uma weltanschaaung, ou seja, visão de mundo, o conteúdo dessas publicações é declaradamente produzido sob um prisma idiossincrático: o meu, seu autor.
É sobre essa relação entre sujeitos e fenômenos que versam estes textos e fotografias aqui publicados. Através da publicação de alguns de meus trabalhos como fotógrafo amador, sobre a Amazônia Oriental (Amapá e Pará), buscarei compartilhar com vocês, conquanto o desejem, reflexões sobre Amazônia não como todo em-si (de que resultaria como uma pálida e patética quimera), uma ontologia inerte e inane, mas sim como uma miríade infinita de possibilidades: possibilidades de perspectiva, de aparição (fenômeno), de apreensão, e interpretação. Como um fenômeno produzido e produtor de relações consagradas através da aplicação, justamente, de perspectivas.
Assim, as fotografias com que venho trabalhando, e que buscam não apenas ilustrar o tema dessas reflexões, mas muitas vezes constituir o próprio tema ou reflexão, são publicadas com o objetivo de trazer à luz aquilo que, com elas, busquei trazer à luz: a inapreensível exuberância desse universo repleto de formas de ser, existir, posicionar-se e resultar-se diante de tantas e tão variegadas outras formas de existir e apreender.
É sobre homens que versaremos. 
Homens em suas mais diversas relações com os mais diversos meios, percebidos sob uma ótica diversa de tantas outras.
Àqueles dispostos a baixar os gládios de sua visão dominante e dominadora, àqueles dispostos, pois, a re-pensar-se enquanto sujeitos produtores do mundo, sujeitos ativos de perspectivas, aptos a reconhecer-se, portanto, perspectivados e pólos passivos do estar-no-mundo, essa modesta publicação recebe de braços abertos.
Àqueles que desejam prosseguir suas existências ignorando do mundo aquilo que não os reflete como o desejam, tal qual narcisos quixotescos que deblateram-se com o mundo por não encaixar-se em suas tramas conceptuais - postura essa que resulta em fracassos iracundos e tragicômicos, tão grandes como a amazônia, como a rodovia Trans-Amazônia - à essas pessoas, enfim, nós (seu autor, e parceiros de convívio e reflexão, retratados que são os verdadeiros autores das fotografias), recomendamos vasculhar pela internet outros portais, onde possam refastelar-se com sua etnocêntrica, antropocêntrica, ego-cêntrica visão de mundo...
Pois os há, em grande quantidade.
Se desejas defrontar-se consigo mesmo, ao contemplar o mundo, então, colega, embarque, pois é exatamente desse exercício que são feitas as reflexões (reflexos) que povoarão este portal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário